quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Resumo de Dissertação - Modelo Matemático para Apoio à Gestão da Logística de Empregados de Plataformas Offshore de Exploração de Petróleo

Nome: André Manhães Machado
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/09/2013
Orientador: Rodrigo de Alvarenga Rosa


Resumo: O petróleo e a principal fonte energética do mundo contemporâneo, insumo básico de diversos setores econômicos. Com a descoberta do Pré-sal, o Brasil tem a oportunidade de tornar-se um dos maiores produtores de petróleo. Entretanto, para que isso seja alcançado, vários desafios deverão ser superados e, dentre eles, encontra-se o problema de transporte de empregados para operarem as plataformas offshore, distantes até 300 km de distâncias da costa brasileira. Os problemas referentes ao deslocamento de empregados por meio de helicópteros são usualmente tratados como problema Capacitated Helicopter Routing Problem (CHRP). Com base nas restrições de origem e destino de cada cliente, no número de veículos e na capacidade e restrições de voo dos helicópteros, neste tipo de problema deseja-se minimizar os custos de aluguel de helicópteros mais o custo total de quilômetros voados. A presente dissertação propõe um modelo de Programação Linear Inteira Mista (PLIM) para o problema de roteirização de helicópteros com base no Dial-a-Ride Problem (DARP). Além do modelo apresentado, foram apresentados duas abordagens para execução do modelo de forma exata: i) abordagem não clusterizada, na qual as requisições que possuem origem iguais e destinos iguais são modeladas como requisições distintas e ii) abordagem clusterizada, na qual requisições que possuem origens iguais e destinos iguais são aglutinados numa nova e única requisição. O modelo matemático foi executado no software CPLEX e os resultados mostraram que instâncias com até 35 requisições podem ser resolvidas pela abordagem clusterizada.

Link para Dissertação completa.